DOCUMENTÁRIO. O início de tudo...
Lá atrás em 1890 e pouco, quando os franceses Lumière "inventaram o cinema", esse foi o formato inicial. Os PRIMEIROS FILMES não passavam de cenas do dia-a-dia filmadas em um único plano. Só anos mais tarde os americanos* desenvolveriam a ficção (* uma das versões).

Nesses meus anos de fã, estudante e OBSERVADOR da ARTE, vi muita coisa... boa, ruim, ótima... ESCOLAS de cinema, grandes DIRETORES, MOVIMENTOS de vanguarda tudo isso se cristalizando em algum lugar aqui na minha cabeça e criando um "modelo de cinema".
O meu MODELO.
Um parâmetro, que aliado a meu gosto pop-cool-brega-cínico se tornou uma ferramenta de crítica BASTANTE PESSOAL (alguns amigos dariam uma grande risada aqui).
Mas nesses tempos de VHS, DVD e ROLOS de película nunca gostei de documentários. Até um belo dia...
...em 1999 quando assisti a um filme que havia LIDO sobre. Um documentário, mas de tema interessante: a RELAÇÃO das pessoas de um MORRO do RJ com a RELIGIÃO.
Era SANTO FORTE, de um cara chamado EDUARDO COUTINHO.
Vi o filme de boca aberta.
Sai ENCANTADO da sala... Era o PRIMEIRO documentário que assistia em um cinema e era absolutamente incrível! SIM, era possível fazer um documentário sem ser chato, arrastado, cansativo (pelo menos na minha opinião). SÓ nesse dia entendi que havia N possibilidades de se contar uma HISTÓRIA e que aquela, até então negada por mim, era a que mais me atraia...
Nesse DIA ao sair do velho ESPAÇO UNIBANCO DE CINEMA eu tinha, de certa forma, mudado meu caminho.
...
Cá
ResponderExcluirO documentário talvez seja, desde sempre, pelo menos pra mim, a forma audiovisual mais incrível que existe!
A ficção apareceu pra mim tardiamente, algo como um caminho oposto ao seu...
Sempre achei que o documentário tinha o poder de contar sobre o mundo todo, pra todo mundo. Pq ninguém pode estar em todo lugar ao mesmo tempo.
Se nada é por acaso. Ou se for... Seu novo caminho é brilhante. Porque só uma pessoa de sensibilidade única e com poder de observação singular, pode encantar o público ao descortinar mundos que estavam na frente deles o tempo todo. Mas só você os fez enxergar.
Esse sempre foi o seu caminho... você só deu de cara com ele em 99...
Boa sorte. E que esse seja o primeiro de muitos documentários únicos. SEUS Documentários.
Porque, se há uma coisa que eu tenho certeza, é que o mundo atravez do seu olhar é muito mais especial. E que quanto mais gente descobrir isso... tanto melhor!
obrigado RÔ,
ResponderExcluirtomara que realmente eu consiga mostrar um pouco de como vejo as coisas. porque uma coisa é ver, a outra é contar...
bj loira,
...Só vale a pena se for de verdade...Mesmo o que é de mentira(ficcional)...
ResponderExcluir